Vanguardas 3

Dinamismo de um Automóvel, 1912-13, Luigi Russolo

À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica

Tenho febre e escrevo.

Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,

Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.

Ó rodas, ó engrenagens, r-r-rr-r-r-r eterno!

Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!

Em fúria fora e dentro de mim,

Por todos os meus nervos dissecados fora,

Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!

Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,

De vos ouvir demasiadamente de perto,

E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso

De expressão de todas as minhas sensações,

Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

Velocidade do Automóvel, 1910, Giacomo Balla
Velocidade do Automóvel, 1910, Giacomo Balla

(…)

Eia! eia-hô! eia!

Eia! sou o calor mecânico e a electricidade!

Eia! e os rails e as casas de máquinas e a Europa!

(…)

Hup lá, hup lá, hup-lá-hô, hup-lá!

Hé-há! Hé-hô! Ho-o-o-o-o!

Z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z!

Excerto de Ode Triunfal de Álvaro de Campos

Comboio Blindado em Acção, 1915, Gino Severini
Comboio Blindado em Acção, 1915, Gino Severini

Os textos, fazendo uso dos signos utilizados pelo(s) código(s) artístico(s) a que respeitam, visam o mesmo propósito:  a expressão do dinamismo e da multiplicidade de sensações, experienciadas em simultâneo e despertas pela modernidade, representadapelas grandes urbes industrializadas onde, com particular destaque, se faz notar a beleza da máquina – principal conquista do(s) progresso(s) científico(s) e tecnológico(s) dos inícios do século… São o ruído, a agitação e o frenesim da(s) cidade(s), dos seus estaleiros e fábricas e dos que nela(s) vivem que transparecem nos quadros do futuristas e também no poema de Álvaro de Campos.

Deixe uma Resposta

